Cuidados com a alimentação do diabético:

Complementando a matéria de como a alimentação pode controlar a diabetes, confira outras dicas de alimentação para diabéticos.


Quais atitudes recomendadas ao fazer compras no supermercado? O que comprar? O que priorizar? O que evitar? Quais os cuidados que se deve ter?

Antes de tudo, coma. Jamais faça supermercado com fome, porque o estômago vazio é a oficina do demônio. A tentação de trazer o triplo de coisas – todas calóricas e nada saudáveis – é grande. Devidamente alimentado, vamos à lista de compras, que é igual à de qualquer pessoa. Na verdade, a alimentação de quem tem diabetes é igual à que qualquer pessoa deve ter: equilibrada.

Dê preferência aos produtos light e diet e evite muitos alimentos industrializados e congelados, que costumam ter mais sal e gorduras. Mesmo porque comida fresca é sempre mais gostosa.

Primeiro, escolha os hits do dia-a-dia: arroz, feijão, café etc. Em seguida, as proteínas: carne, ovos, frango, peixe; na seqüência vêm as verduras, as frutas e, por último, os alimentos industrializados, como doces, iogurtes, sucos, biscoitos etc. Aí é que mora a atenção.

Olho nos rótulos: São muitas as informações, mas é preciso checar se aquele alimento será bom mesmo para você, e como e quando deve ser consumido por quem tem diabetes. Fique atento:

Carboidratos: Os rótulos costumam dar a quantidade de carboidratos por 100 gramas do alimento. Lembre-se de fazer a conta (uma simples regra de 3) de quanto você vai ingerir para saber quantos carboidratos está, de fato, engolindo. Veja uma método de alimentação para quem tem diabetes – Contagem de carboidratos.

Adoçante: Às vezes a quantidade do adoçante é muito alta em certos produtos e, se ele tiver sódio na composição, por exemplo, pode aumentar a sua pressão arterial.

Na balança: Quem está acima do peso – e muitos estão – tem ainda de conferir a quantidade de calorias.

Gorduras: As saturadas e as trans devem estar presentes em pequena quantidade. Como sabemos, não fazem bem para ninguém.

Termos técnicos: Glucose é glicose, e açúcar invertido, por exemplo, quer dizer mudança de uma das moléculas do açúcar, algo utilizado para dar mais textura ao alimento. Não se impressione com as palavras.

Light & diet: Produtos batizados de light destinam-se a quem quer perder peso, ou seja, têm menos calorias. Alguns também são isentos de açúcar, o que significa que podem ser usados por quem tem diabetes. Já o diet é isento de algum nutriente (sal, ou açúcar, ou gordura). Serve para dietas de restrição de açúcar (como a do diabetes) e de sal. Nem sempre vale a pena escolher o diet da prateleira: um chocolate diet, por exemplo, tem mais gordura do que o normal para compensar a retirada do açúcar, e essas gorduras podem não ser boas para o seu metabolismo.

Refrigerantes & águas gasosas com sabor: Não abuse, por favor. Mesmo que você só beba refrigerante diet ou light, está também ingerindo gases demais – o que dificulta sua digestão, pode lhe trazer problemas gástricos e ainda mascarar uma hipoglicemia. Sim, porque os gases estufam, dão aquela sensação de estômago cheio e com isso você pode comer menos ou trocar o lanche por uma latinha de refrigerante. Só que não tem nutri- entes, e aí você tem queda de glicemia sem perceber. Além disso, bebidas gasosas contêm muito fósforo, que impede a absorção completa do cálcio, particularmente complicado para as mulheres na menopausa, que já perdem cálcio à beça.

Óleos: só leve os vegetais, como de soja, milho, girassol, canola. São os mais saudáveis.

FONTE: http://www.comerbembarato.com/dicas-de-alimentacao-para-diabeticos.html

0 comentários:

Postar um comentário